quarta-feira, 22 de junho de 2011

Beethoven Piano Concertos - Daniel Barenboim e Staatskapelle Berlin

Daniel Barenboim/Staatskapelle Berlin: Beethoven - Piano Concertos 1-5 [Blu-ray]

Recebi hoje este fantástico blue-ray com as apresentações que o pianista/maestro argentino Daniel Barenboim fez solando e conduzindo a Staatskapelle de Berlim na execução dos cinco concertos para Piano e orquestra de Beethoven.

As apresentações aconteceram no Festival do Piano que ocorre anualmente no vale do Ruhr. O local da apresentação se chama Jahrhunderthalle (Salão Centenário), em Bochum. É uma sala gigantesca e muito ampla. Me pergunto como eles resolvem a acústica dela. A imagem abaixo (de autoria de Michael Kneffel, em outro evento) dá uma idéia do local.



Pelas informações do encarte, ficamos sabendo que Barenboim é um fiel contribuinte do festival, tendo tocado lá por 12 anos consecutivos.

A gravação é excelente, seja em relação a som e imagem e principalmente, a execução. Barenboim conhece profundamente o material e toca com enorme personalidade Destaco principalmente o movimento final do concerto número 5. Estupendo.

 A outra gravação completa dos concertos que tenho é uma do Brendel solando e do Levine conduzindo a Sinfônica de Chicago. É difícil comparar a execução (ambas fantásticas), não tenho esse ouvido todo, mas pelo menos em termos de qualidade de gravação a mais nova é muito melhor.

 O único ponto negativo é a ausência de material extra, como por exemplo uma entrevista com o pianista-regente. Fato lamentável num produto com essa qualidade.

Enfim, acredito ser um disco indispensável.

Um comentário:

  1. Obrigado por este post tão informativo. Não conheço, mas deverá ser indispensável para qualquer melómano dadas não só a genail qualidade das obras do compositor, como a mestria de Barenboim.

    ResponderExcluir